O Bloco K para muitas empresas começara a vigorar a partir de 01/01/2019 depois de varias postergações.
O Bloco K é uma parte do SPED contábil que consistirá no envio de informações detalhadas dos estoques e ordens de produção para a Receita Federal.
Trata-se de um arquivo eletrônico detalhado com movimentação demonstrando além dos estoques item a item dados abrangentes sobre todas as produções incluindo receitas dos produtos ( Bill of Material ) com consumos detalhados de cada insumo utilizado nas produções.
O atendimento dessa informação vai além de ter programas informatizados disponibilizados pois o mais importante diz respeito à integridade dos dados a serem reportados.
Em grande parte das empresas a área de estoques e reportes de ordens de produção são inadequados e o pior é que apesar do início da obrigação fiscal trazida pelo SPED do BLOCO K muitas empresas não estão fazendo nada. Essas empresas tendem a ter muitos problemas com a Receita Federal incluindo Multas e Fiscalizações.
Esta postagem reúne uma serie de outras postagens que podem em muito ajudar as empresas a compreenderem a importância de ter estoques e reportes de produção organizados, além de dar dicas importantes para a melhorias dos processos envolvidos.
Se há uma pergunta que faz sentido é
Por que a área de Estoques em muitas empresas é uma bagunça?
Na realidade tento responder isso há muito tempo.
Passei por mais de uma centena de empresas e em mais de 90% encontrei sérios problemas nas áreas de Estoques.
Preparei uma postagem que sumariza diversos artigos que escrevi sobre Estoques, Logística e Supply Chain, onde poderão ver varios artigos que desenvolvi sobre o assunto.
Vejam o link abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário